Uma das grandes dores-de-cabeça dos empresários dos transportes de carga e passageiros são os roubos ou assaltos, que ocorrem com frequência cada vez maior. Para dar um jeito definitivo no controle e solução dos casos, uma empresa desenvolveu câmeras Full HD com transmissão ao vivo para uma central de monitoramento.
Utilizando tecnologias das empresas Radwin e Innercalc, o sistema gera imagens com resolução Full HD, que revelam detalhes do rosto de passageiros sentados até nas ultimas poltronas e podem ser utilizadas para realizar análises outras, como a contagem de pessoas ou vigilância, por exemplo.
Uma das câmeras é especial: instalada próximo à porta de entrada ela dispõe de sistema de reconhecimento facial, que compara a imagem do passageiro com um banco de dados, que pode ser a lista de suspeitos usada pela policia militar.
Se houver tal reconhecimento, surge uma mensagem de alerta num celular com a foto, nome e número do documento do procurado, para que a policia possa tomar as devidas providências.
A segurança nas fronteiras terrestres, por exemplo, é feita com a exigência de apresentar apenas um documento de identificação e este pode ser falso. A tecnologia é um grande passo para tornar as cidades mais inteligentes e seguras.
Para garantir a identificação, o sistema utiliza câmera em miniatura, combinadas com rádios da Radwin, responsáveis pela transmissão das imagens para a central de monitoramento em tempo real. O reconhecimento facial é feito por tecnologia da Innercalc.
Instalada em ônibus, as câmeras ocultas transmitem imagens em tempo real e em full HD. Em comparativo com um banco de dados, que pode ser da polícia, o sistema envia alertas para a central de segurança e celulares, assim como o próprio motorista do ônibus.
Os predicados são muitos: a visualização acontece em tempo real, o compartilhamento das imagens com a policia permite que a viatura possa acompanhar o que está acontecendo no ônibus, enquanto se dirige ao local da ocorrência.
Multimodal
O cruzamento das imagens com o banco de dados da polícia pode impedir o embarque de suspeitos em viagens interestaduais e nos acessos ao país via fronteira. Tudo é facilitado com a qualidade das imagens full HD, que facilitam a identificação de detalhes do rosto de uma pessoa e a investigação.
O sistema também pode ser utilizado em frotas de caminhões, também por medida de segurança, tanto patrimonial como operacional, com câmeras na cabina e no implemento. Além disso, a qualidade das imagens possibilita leitura de placas de veículos à frente.
As utilidades são muitas em ambas as aplicações, sejam elas rodoviárias ou urbanas e de distribuição, neste caso permitindo inclusive o acompanhamento de entrega de mercadorias e procedimentos de logística reversa.
No transporte rodoviário de cargas, por exemplo, o uso das câmeras usadas na Formula 1 viabiliza sua instalação de maneira praticamente invisível.