Assine nossa newsletter !

7 em cada 10 brasileiros têm medo de veículo autônomo

Mais de 70% das pessoas entrevistadas não se sentiriam seguras em um veículo sem motorista
Mais de 70% das pessoas entrevistadas não se sentiriam seguras em veículo sem motorista

Já parou para imaginar um caminhão, ônibus ou carro de passeio se movimentando, dentro e fora das cidades, sem um motorista ao volante? O veículo autônomo instiga a curiosidade e traz dúvidas sobre o que é possível e quando essa tecnologia estará amplamente disponível nas vias mundo afora. Grande parte da população (63,9%, segundo a última Pesquisa CNT MDA) ouviu falar de veículos autônomos. Mas a maioria (74%) diz que não se sentiria segura em andar em um deles.

O receio dos brasileiros acompanha o que acontece nos Estados Unidos. Uma pesquisa anual da AAA (Associação Automobilística Americana) descobriu que 71% das pessoas têm medo de andar em veículos totalmente autônomos. Segundo a AAA, um dos caminhos para auxiliar os consumidores a se sentirem mais à vontade será preencher a lacuna entre a percepção da tecnologia automatizada e a realidade sobre como ela funciona nos carros atuais.

Há vários níveis de veículos autônomos, com diferentes possibilidades de automação, sendo testados e usados em diferentes partes do mundo. No Brasil, pelo menos duas montadoras já comercializam caminhões com certo nível de tecnologia autônoma. Os modelos são utilizados nas colheitas de cana de açúcar e ainda não dispensam o motorista.

Drones

Além do conhecimento das pessoas em relação aos veículos autônomos, a Pesquisa CNT MDA ouviu a população sobre o uso de drones. E descobriu que 80,9% afirmam que conhecem esses equipamentos aéreos não tripulados. Entretanto, a maior parte, 60,3%, diz que não gostaria de receber alguma mercadoria por meio de um drone. Por outro lado, 59,9% consideram que esses equipamentos representam o futuro para o transporte de algumas cargas específicas.

Fonte: Agência CNT